TIC na educação.
Caro aluno, veja primeiro estes vídeos para começar.
Tecnologias na Educação
A ferramenta Web 2.0
Video 0
Video 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Conceito de Tecnologia Educativa
Caro aluno, veja primeiro estes vídeos para começar.
Tecnologias na Educação
A ferramenta Web 2.0
Video 0
Video 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Conceito de Tecnologia Educativa
Antes precisa saber o que é tecnologia. O conceito moderno de tecnologia surge com a ciência moderna, quando, no século XVII se desenvolve a cultura de que um saber, apesar de teórico, deve necessariamente ser verificado pela experiência científica. A tecnologia só aparece como disciplina na segunda metade do século XIX (GRINSPUN, 1999).
DANIEL (2003, p. 26) define tecnologia nos seguintes termos, “tecnologia é aplicação do conhecimento científico, e de outras formas de conhecimento organizado, a tarefas práticas por organizações compostas de pessoas e máquinas. Para combinar pessoas com a tecnologia na educação devemos envolver seus sistemas sociais, e é necessário também que haja atividades interativas”. Para isto acontecer deveremos utilizar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Para TEDESCO (2004, p. 96), TIC é o conjunto de tecnologias microelectrónicas, informáticas e de telecomunicações, que produzem, processam, armazenam e transmitem dados em forma de imagem, vídeo texto ou áudio. Serão chamadas então de “Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação às tecnologias de redes informáticas, aos dispositivos que interagem com elas e a seus recursos”. Assim, a tecnologia que serve para comunicar e produzir pode adequar-se
a variados objetivos preestabelecidos pelo sistema educacional ou pela escola
(SAMPAIO; LEITE, 2004 p. 20).
As tecnologias na escola serviram como instrumentos para aumentar o alcance dos sentidos, as novas tecnologias poderão ultrapassar esta questão dos sentidos e ampliar o potencial cognitivo do ser humano, seu cérebro e sua mente sebem utilizadas (ASSMANN, 2000, p. 9).
Conceito de tecnologia educacional
por Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade*
Temos visto com frequencia em documentos oficiais e em publicações educacionais a expressão Tecnologias Educacionais. Não se trata de uma questão formal. O use do termo tecnologias se deve ao entendimento de que cada meio de comunicação, utilizando equipamentos sofisticados seria uma tecnologia. Assim, o Radio, a Televisão o Cinema, o Computador, seriam o domino das tecnologias educacionais. E bom enfatizar que Tecnologias Educacionais tem sido a expressão utilizada para designar, de fato, uma das
áreas da Tecnologia Educacional que e a dos Meios Educativos.
.... Também encontramos a afirmativa de que Tecnologia Educacional é a utilização da Engenharia de Sistemas em Educação. Embora evidencie uma das maiores fontes de instrumentos e procedimentos utilizados no planeamento e no controle de Sistemas Educacionais, reduz a Tecnologia educacional ao use de algumas Técnicas.
Acreditamos que a única definição aceitável de Tecnologia Educacional, está contida no adjetivo (educacional) que delimita o use da tecnologia, esta, originada de ciências físicas, matemática, sociologia, psicologia, enfim, de quaisquer áreas do conhecimento. Talvez ainda caibam algumas observagoes sobre o que não a tecnologia dentro da educação. Não é Tecnologia Educacional o estudo dos valores da sociedade que orientam a prática educativa e moldam os Sistemas de Ensino através das leis ou da tradição.
Não é a Tecnologia Educacional, o conhecimento cientifico no qual se nutre.
Também não é Tecnologia Educacional, a pratica aleatória, baseada no bom senso ou no ensaio e erro, por inspirada e eficiente que sua casuística demonstre.
Entretanto, alertamos aos educadores que esta é seguramente uma área em que podemos
desenvolver com rapidez e eficiência o nosso próprio know-how, em condições
de competir com os importados. ...
Docência na era de conhecimento
Tecnologia Educativa: o ato de aprender e ensinar
